Expedição fotógrafica sobre meio ambiente estende convite para grupos autônomos
Expedição fotógrafica sobre meio ambiente estende convite para grupos autônomos
O anúncio da Expedição Fotográfica pela Billings, que será coordenada por 30 grandes fotógrafos no dia 1 de junho, causou grande alvoroço entre amantes da fotografia e defensores do meio ambiente. Agora, a "Campanha De Olho nos Mananciais" estende o convite também para aqueles que desejam formar seus próprios grupos. Vale tudo! Amigos reunidos, colegas de trabalho, pessoas munidas de celular. O que importa é compor o mosaico de olhares em defesa do meio ambiente.
Os roteiros que os participantes poderão encontrar são os mais variados: maciços de Mata Atlântica altamente preservados e lixões a céu aberto; moradias sem infra-estrutura mínima e condomínios de alto padrão; trilhas que levam a cachoeiras e riachos límpidos e vielas que desembocam em córregos poluídos; monumentos históricos e ocupações irregulares recentes; aldeias indígenas e bairros densamente povoados; a obra do Rodoanel e a falta de investimento em saneamento básico.
A expedição tem coordenação geral do Estúdio Madalena, do fotógrafo Iatã Cannabrava, que dispõe de uma equipe de apoio para os 30 grupos oficiais e está à disposição para orientar e realizar as inscrições dos grupos espontâneos. O site da expedição dispõe de um mapa da Billings, no qual os grupos marcam seu roteiro, além de links para inscrição e para as ferramentas virtuais que dão suporte à ação: YouTube, Yahoo Groups, Google Maps e Flickr. Há ainda a seção Rede Expedição, com fotos e vídeos para dar água na boca dos participantes e dos indecisos.
Essa é mais uma ação da "Campanha De Olho nos Mananciais", lançada pelo Instituto Socioambiental (ISA) em 2007, com o objetivo principal de alertar a população sobre a grave situação das fontes de água de São Paulo, principalmente das represas Billings e Guarapiranga, e promover o uso racional dos recursos hídricos.
Leia mais:






