Exército prende talibãs que atacaram a blogueira paquistanesa Malala Yousafzai

Exército afirma que foram detidos os responsáveis pela agressão a estudante ativista. Ela sobreviveu e viajou a Inglaterra para tratamento.

Atualizado em 12/09/2014 às 15:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O Exército do Paquistão anunciou que as autoridades da região prenderam militares do Taliban que seriam os responsáveis por atirar na blogueira paquistanesa e ativista Malala Yousafzai, baleada por causa de sua campanha contra os esforços do grupo islâmico em negar educação às meninas.
Crédito:Reprodução/Facebook Responsáveis por atirar em Malala Yousafzai foram presos pelo Exército do Paquistão
Segundo Reuters, militantes do movimento fundamentalista assumiram a responsabilidade pelo ataque à jovem estudante em 2012, mas ninguém havia sido preso pelo ato criminoso, que também chegou a ferir outras duas adolescentes. Em coletiva, o chefe de imprensa do Exército, Asim Bajwa, informou que as autoridades locais identificaram e prenderam dez envolvidos no atentado.
A blogueira sobreviveu ao ataque e foi à Inglaterra tratar os ferimentos. Sua coragem se tornou um símbolo de luta contra o Taliban, que opera em áreas do noroeste do Paquistão. Pela sua contribuição a causa, Malala ganhou um prêmio de direitos humanos e foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz no ano passado. Embora tenha desejo de retornar ao país, não pôde por causa de ameaças do grupo.