Exército dos EUA diz que vai libertar fotógrafo da AP
Exército dos EUA diz que vai libertar fotógrafo da AP
No último domingo (13), o fotógrafo britânico Richard Butler, que estava preso há dois meses no Iraque, foi libertado em uma operação militar em Bassorá. Depois que o fotógrafo foi solto, o exército dos Estados Unidos declarou que também irá libertar Bilal Hussein, fotojornalista da AP preso há mais de dois anos também no Iraque. O exército considerou que Hussein "já não representa uma ameaça grave à segurança".
Isso porque, no último dia 7 de abril, um comitê judicial iraquiano já havia ordenado a libertação imediata do fotógrafo da AP, que só foi prometida pelas autoridades norte-americanas na última segunda-feira (14).
Apesar da libertação de Butler, que parece estar bem de saúde, e da promessa pela liberdade de Hussein, a organização Repórteres Sem Fronteiras e o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ) ainda apontam o Iraque como um país extremamente perigoso para os profissionais da imprensa e afirmam que há mais 14 jornalistas raptados no país sobre os quais não se tem notícias há vários meses.
* No próximo dia 6 de maio, a Revista IMPRENSA realiza o "Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia", com o apoio da UNESCO, ABI, Fenaj, Avina e da Faculdade Cásper Líbero. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas . As vagas são limitadas.
Leia mais:






