Executivos relatam experiências do processo de implantação da TV digital no Brasil
Executivos relatam experiências do processo de implantação da TV digital no Brasil
Os processos de implantação da TV digital a partir da análise das experiências das emissoras nacionais foi o tema do painel TV Digital: Experiências de Implantação, que ocorreu durante a 18ª edição da SET Broadcast & Cable , congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e a Feira e Seminário Internacional da Indústria do Cinema e Audiovisual (FIICAV).
De acordo com relato de José Chaves , executivo da TV Cultura, a estrutura da emissora era precária e o sucateamento de seu parque analógico acaba por influenciar diretamente a qualidade das produções do canal. "O projeto teve início a partir da elaboração de um Plano Diretor, feito inclusive com a ajuda de operadores e técnicos (quem realmente utiliza essa estrutura) e a TV Cultura preparando-se para transmitir com qualidade digital", diz Chaves. Ele ressalta que o projeto foi muito além da mera troca de equipamentos.
"O Plano Diretor se preocupou também em criar ambientes abertos, transparentes, com muitas áreas envidraçadas. Agora, os visitantes podem olhar o trabalho que está sendo feito sem interferir no ambiente", conta. O executivo revela, ainda, que as modificações atingiram as redações do canal que foram integradas e completamente reformas, permitindo até mesmo o acesso de cadeirantes.
No caso da Globo Recife (PE), explica o executivo José Augusto, uma campanha foi organizada para explicar ao mercado as mudanças que iriam ocorrer em todos os setores. Além de apresentações didáticas sobre as alterações na produção e formato de manejo do produto digital, uma série de ações foi realizada em pontos estratégicos da cidade com finalidade de informar ao público as diferenças da TV digital para a analógica. "Foi muito importante informar os envolvidos sobre os ganhos que todos teriam", explica o executivo.
A TV Vitória, afiliada da Rede Record no Espírito Santo, utilizou um esquema parecido com o da TV Globo de Recife. "Mesmo assim tivemos várias dificuldades. A parte mais dura foi convencer a direção da empresa a investir em TV Digital. Mas, no final, tudo deu certo e todos ainda estão se adaptando, já que as mudanças são grandes demais", conta Jorge Abrão, da TV Vitória.
Já na TV Alterosa, afiliada do SBT em Belo Horizonte, a direção deu completo apoio à iniciativa, fornecendo, inclusive um novo prédio com toda a estrutura necessária para a implantação do projeto, segundo o executivo Geraldo Melo. "A migração para o sinal digital foi muito favorecida, pois começamos do zero, com a construção de um novo prédio. Tivemos sorte", conta.
Leia mais






