Executivos relatam experiências do processo de implantação da TV digital no Brasil

Executivos relatam experiências do processo de implantação da TV digital no Brasil

Atualizado em 28/08/2009 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

Os processos de implantação da TV digital a partir da análise das experiências das emissoras nacionais foi o tema do painel TV Digital: Experiências de Implantação, que ocorreu durante a 18ª edição da SET Broadcast & Cable , congresso promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e a Feira e Seminário Internacional da Indústria do Cinema e Audiovisual (FIICAV).

De acordo com relato de José Chaves , executivo da TV Cultura, a estrutura da emissora era precária e o sucateamento de seu parque analógico acaba por influenciar diretamente a qualidade das produções do canal. "O projeto teve início a partir da elaboração de um Plano Diretor, feito inclusive com a ajuda de operadores e técnicos (quem realmente utiliza essa estrutura) e a TV Cultura preparando-se para transmitir com qualidade digital", diz Chaves. Ele ressalta que o projeto foi muito além da mera troca de equipamentos.

"O Plano Diretor se preocupou também em criar ambientes abertos, transparentes, com muitas áreas envidraçadas. Agora, os visitantes podem olhar o trabalho que está sendo feito sem interferir no ambiente", conta. O executivo revela, ainda, que as modificações atingiram as redações do canal que foram integradas e completamente reformas, permitindo até mesmo o acesso de cadeirantes.

No caso da Globo Recife (PE), explica o executivo José Augusto, uma campanha foi organizada para explicar ao mercado as mudanças que iriam ocorrer em todos os setores. Além de apresentações didáticas sobre as alterações na produção e formato de manejo do produto digital, uma série de ações foi realizada em pontos estratégicos da cidade com finalidade de informar ao público as diferenças da TV digital para a analógica. "Foi muito importante informar os envolvidos sobre os ganhos que todos teriam", explica o executivo.

A TV Vitória, afiliada da Rede Record no Espírito Santo, utilizou um esquema parecido com o da TV Globo de Recife. "Mesmo assim tivemos várias dificuldades. A parte mais dura foi convencer a direção da empresa a investir em TV Digital. Mas, no final, tudo deu certo e todos ainda estão se adaptando, já que as mudanças são grandes demais", conta Jorge Abrão, da TV Vitória.

Já na TV Alterosa, afiliada do SBT em Belo Horizonte, a direção deu completo apoio à iniciativa, fornecendo, inclusive um novo prédio com toda a estrutura necessária para a implantação do projeto, segundo o executivo Geraldo Melo. "A migração para o sinal digital foi muito favorecida, pois começamos do zero, com a construção de um novo prédio. Tivemos sorte", conta.

Leia mais