Executivos do Google serão julgados na Itália por vídeo de agressão
Executivos do Google serão julgados na Itália por vídeo de agressão
Quatro executivos do Google serão julgados na Itália após um procurador do país considerá-los responsáveis por um vídeo difamatório filmado por celular e divulgado em 2006 por canais da empresa. Nas imagens, um jovem com síndrome de Down aparece sendo intimidado e agredido por um grupo de adolescentes de uma escola em Turim.
A iniciativa partiu de um procurador italiano, após a associação Vividown - que apóia pessoas com síndrome de Down - ter apresentado uma queixa que deu origem a uma investigação. Segundo o site Ciberia, apesar das imagens terem ficado poucas horas no ar, os executivos do Google foram acusados de cumplicidade em um caso de difamação e invasão da intimidade.
David Carl Drummond, presidente do conselho de administração do Google Itália, George de los Reyes, membro do mesmo conselho, Peter Fleitcher, responsável pela privacidade na Europa e Arvind Desikan, responsável do Google Vídeo na Europa, serão julgados a partir de 3 de fevereiro de 2009.
Para o procurador, os quatro tinham "a obrigação jurídica de impedir a difusão" do vídeo, que provocou um escândalo em Itália, informou o jornal espanhol El País . O Google se manifestou a declarou que a decisão judicial "é difícil de entender" e pode abrir um "precedente preocupante". A empresa alega que não pode ser responsabilizada pela utilização que outras pessoas fazem dos seus serviços.
Leia mais






