Executivos de jornal são presos nos EUA por revelarem segredos de Justiça
Executivos de jornal são presos nos EUA por revelarem segredos de Justiça
Dois executivos da companhia Village Voice Media - dona de jornais semanais alternativos como The Village Voice , The LA Weekly e The Phoenix Times - foram presos na noite da última quinta-feira (18) por divulgarem informações, publicadas no dia anterior no The Phoenix New Times , em que revelavam segredos de Justiça.
Michael Lacey, editor-executivo, e Jim Larkin, chefe-executivo, foram presos em suas casas depois de publicar uma matéria que revelava que a companhia Village Voice Media, seus executivos, repórteres e até o nome de leitores de seu site teriam sido intimados por um promotor de Justiça.
O promotor alegaria que o jornal violou a legislação local ao publicar o endereço da casa de Maricopa Sheriff Joe Arpaio em seu site, há mais de três anos.
"Eles não têm mandato oficial, mas eles falaram que eu estava sendo preso por quebra de sigilo de informações judiciais", diz Larkin por telefone nesta manhã, depois de ser liberado, ao comentar as razões de sua detenção. Lacey permaneceu preso até a manhã desta sexta-feira (19).
Steve Suskin, conselheiro legal da companhia envolvida, afirma que a prisão de Larkin e Larcy é fruto de uma longa briga entre o veículo e Sheriff. "É uma extraordinária seqüência de eventos", disse. "As prisões não foram totalmente inesperadas, mas elas representam um ato de vingança por parte de Sheriff".
O mandato solicita informações não apenas sobre os executivos e repórteres do jornal, mas sobre os leitores que viram o material considerado ilegal publicado no site, incluindo os domínios de internet e browsers e qualquer outra informação sobre os internautas da publicação desde janeiro de 2004.






