Executivo da News Corp. critica acesso gratuito a conteúdo jornalístico da BBC
Executivo da News Corp. critica acesso gratuito a conteúdo jornalístico da BBC
O canal de notícias BBC foi acusado pelo CEO da News Corp., James Murdoch, de ameaçar o jornalismo independente no Reino Unido por oferecer conteúdo gratuito na Internet durante o Festival de Televisão de Edimburgo, na Escócia.
De acordo com o executivo, que é filho do magnata das comunicações Rupert Murdoch, a BBC é um canal de notícias público e estaria dificultando a situação de outros canais por permitir que seu conteúdo seja acessado sem cobrança, enquanto os canais privados tentam cobrar pelo serviço.
"É essencial para o futuro do jornalismo independente digital que um preço justo seja cobrado por notícias que as pessoas valorizam" disse Murdoch. "A expansão do jornalismo patrocinado pelo estado é uma ameaça à pluralidade e independência dos provedores de notícias" completou.
Segundo dados do site da BBC, a Sky, do grupo News Corp., só no último ano, perdeu US$ 3,4 bilhões. O ano de 2009, de acordo com avaliação de Rupert Murdoch, "foi o mais difícil na história recente".
"O jornalismo está enfrentando um momento muito difícil não apenas nesse país, mas em qualquer país do mundo porque os jornais, rádios e televisões no mundo comercial estão tendo um tempo muito árduo" disse Greg Dyke, diretor da BBC , argumentando que os prejuízos e dificuldades enfrentados pela News Corp. não podem sem créditos às ações da emissora pública, informa o site Geek.
Leia mais






