Executivo da France Telecom culpa e-mails por estresse de funcionários

Executivo da France Telecom culpa e-mails por estresse de funcionários

Atualizado em 25/09/2009 às 18:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Um executivo da maior empresa francesa de telecomunicações aponta a grande quantidade de e-mails recebidos pelos funcionários - por meio de smartphones e computadores pessoais - como responsável pelo estresse dos empregados da companhia, que registra recorrentes casos de suicídio.

O vice-presidente de finanças da France Telecom, Gervais Pellissier, não acusou as mensagens via de e-mail como culpadas pelo alto índice de suicídio entre os funcionários da empresa, mas sublinhou que empregados de todos os escalões estão sujeitos a muito estresse em tempos de conexão permanente com o trabalho. "Hoje, para as pessoas trabalhando no mundo dos negócios, não importa em que nível, quer se trate de presidentes ou de funcionários de primeiro e até segundo escalão, a conexão é permanente", disse em entrevista à agência de notícias Reuters.

A direção da France Telecom tem sido questionada em razão dos 22 suicídios e outras 13 tentativas entre seu quadro de funcionários desde o começo de 2008. O executivo salientou que boa parte dos empregados sentiam-se pressionados pela privatização da empresa, o que agravou-se, segundo ele, pela quase onipresença tecnológica que acaba interferindo negativamente na vida pessoal dos funcionários.

"O funcionário médio de uma grande empresa 15 anos atrás não tinha celular ou computador em casa. Quando a pessoa ia para a casa, deixava o trabalho para trás", ele disse.

Pellissier comentou que o uso indiscriminado dos smartphone pode contribuir para o agravamento de efeitos adversos sobre os funcionários. "Isso é provavelmente algo que não consideramos, e não apenas na France Telecom; é mais uma questão social mundial, o impacto das novas maneiras de trabalhar sobre o comportamento pessoal", disse Pellissier.

Leia mais