Ex-prefeita de Limoeiro do Norte (CE) é acusada de participar de assassinato de jornalista

Ex-prefeita de Limoeiro do Norte (CE) é acusada de participar de assassinato de jornalista

Atualizado em 09/12/2008 às 17:12, por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA.

Por

A ex-prefeita da cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará, Maria Arivan de Holanda, foi acusada, no último dia 4 de dezembro, de participar do assassinato do jornalista Nicanor Linhares Batista, no dia 30 de junho de 2003. À época, o jornalista era proprietário, na mesma cidade, da Rádio Vale do Jaguaribe.

Maria Arivan e seu marido, o juiz federal José Maria de Oliveira Lucena, são acusados da autoria intelectual da morte do radialista que foi executado por dois indivíduos dentro da rádio em que trabalhava.

No entanto, seu marido já havia sido acusado por participação no crime em março deste ano, mas por uma corte especial que trata de julgar juízes federais. Na ocasião, Maria Arivan exigiu comparecer diante da mesma jurisdição, no caso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ). O pedido foi rejeitado pela Corte Especial. Desse modo, a ex-prefeita será julgada por Júri popular.

À reportagem do Portal IMPRENSA, Kennedy Linhares, filho do jornalista assassinato, disse que as ameaças de morte começaram quando seu pai se negou a apoiar Maria Arivan durante sua campanha municipal. Na época, Nicanor trabalhava na Rádio Educadora Jaguaribana. Por conta da recusa em apoiar a ex-prefeita, o radialista foi demitido. Logo depois, começou a receber ameaças anônimas por meio de mensagens de texto e telefonemas.

Linhares relata que, logo após a eleição, ocorreu a primeira ameaça direta, em um restaurante da cidade. Na ocasião, o juiz José Maria disse a Nicanor que ele sairia da cidade, nem que fosse morto.

Em outra ocasião, o juiz invadiu a Rádio Vale do Jaguaribe acompanhado de policias federais munidos rifles à procura de Kennedy. Naquele dia, o radialista não estava no local. Este episódio antecedeu seis meses de completa calmaria. Neste período, nenhuma ameaça foi feita.

Todavia, dois dias antes do crime, o atual prefeito de Limoeiro do Norte, João Dilmar da Silva, ligou para o radialista comunicando que sabia do interesse em sua morte. "Ele disse que sabia que alguém tinha sido contratado para matar o meu pai", disse Kennedy Linhares. Na segunda-feira, dois dias após a ligação, Nicanor foi executado com 11 tiros.

Recentemente, Kennedy recebeu uma carta de um dos envolvidos no crime, Nilson Osterne Maia, que está detido na penitenciária de Juazeiro do Norte (CE). O acusado nega a participação e pede ajuda para que possa ser levado a julgamento, já que, desde o assassinato, há quase seis anos, está sob o regime de prisão temporária. De acordo com o presidiário, a demora em ser julgado se deve ao fato do marido da ex-prefeita interceder contra ele. O acusado alega, ainda, que o juiz o levou a força para depor.

Segundo consta no processo, o envolvimento de Nilson se dá por conta do roubo da moto utilizada por seu cunhado para ir até a Rádio Vale do Jaguaribe e executar o jornalista.

Leia mais