Ex-ministro Franklin Martins afirma que blogs "retomam período heroico do jornalismo"

O jornalista e ex-ministro chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) Franklin Martins afirmou, em debate no seminário "Mercado Futuro de Comunicação", realizado pela Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), em São Paulo, que os blogs "podem retomar o período heroico do jornalismo".

Atualizado em 06/12/2011 às 15:12, por Redação Portal IMPRENSA.

da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Franklin Martins, afirmou, em debate no seminário "Mercado Futuro de Comunicação", realizado pela Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação (Altercom), em São Paulo, que os blogs "podem retomar o período heroico do jornalismo". Entretanto, ressaltou, também, que o segmento "não conseguiu avançar na reportagem e precisa ser aprimorado".
Martins citou exemplos de investigações lideradas por blogueiros, que impactaram a 'grande mídia'. Entre elas, o caso do vazamento de óleo da Chevron, que foi apurado pelo jornalista Fernando Brito e pelo deputado federal Brizola Neto (PDT-RJ). "Isso mostra que a blogosfera pode fazer isso, pode ir atrás de assuntos que a velha mídia não dá, seja porque não tem interesse em apurar, seja porque está cansada". Porém, ele apontou que é "complicado" realizar o trabalho investigativo sem verba. "Sozinho, ninguém tem 'bala na agulha' para isso".
O ex-ministro utilizou a oportunidade para elogiar a atuação da 'mídia alternativa', que, para ele, "democratiza a informação". "Ser alternativa não é segmento, é fazer jornalismo alternativo, de grande qualidade, onde o espaço público prevaleça sobre o privado".

Com informações da Rede Brasil Atual.


Leia mais

- -