Ex-executiva da Abril lança projeto jornalístico e oferece curso gratuito
Ex-publisher e diretora de conteúdo da Abril, Alecsandra Zapparoli está à frente da recém-criada Galápagos Newsmaking. No anúncio de seu lançamento, a empresa de mídia digital define sua proposta com o objetivo de "repensar a lógica da produção, formatação e distribuição de conteúdo jornalístico, apostando em diversidade, regionalização, transparência, inovação, dados e pessoas".
O projeto teve início há cerca de seis meses, quando a executiva deixou a Abril. Nesse período, Alecsandra participou de 67 encontros com representantes de diversas áreas, principalmente startups. O objetivo, explica ela, era obter "insights de como criar algo inovador entendendo as especificidades do nosso produto, o jornalismo".
A iniciativa tem a parceria de Léo Xavier, especialista em digital e mobile e CEO da Pontomobi. "Estudamos onde está o leitor, fizemos a jornada de como ele consome conteúdo e a partir daí construímos uma abordagem contemporânea na produção de conteúdo, entendendo os formatos das principais plataformas de distribuição como stories, WhatsApp, Spotify e Messenge", disse Xavier.
O modelo de financiamento prioriza a diversificação. O modelo inicial e principal é o de patrono-fundador para grandes empresas, que têm contrapartidas sob medida - especialmente na forma de produção de conteúdo proprietário, eventos, consultoria - e investidores na pessoa física que acreditam que informação de qualidade é necessidade básica.
Curso
Com a parceria de grandes plataformas, como Google News Lab, Twitter, AmazonKindle e Linkedin, o projeto dá seus primeiros passos com a oferta de um curso gratuito de capacitação. A formação é aberta a universitários ou já diplomados de qualquer área de nível superior com interesse na produção de conteúdo jornalístico (texto, vídeo, áudio, design, foto, programação, audiência e métrica). As inscrições são e o prazo termina em 30 de abril.
Na primeira fase, 200 interessados serão entrevistados. Desses, 30 serão selecionados para participar de 15 dias de mentoria presencial em São Paulo. Eles terão todas as despesas pagas (estadia, deslocamento e alimentação). Os demais entrevistados terão acesso aos conteúdos via vídeo.
A jornalista Giuliana Bergamo será a curadora do curso. As aulas e palestras presenciais serão de 22 de julho a 1º de agosto.
No programa, estão temas como ética, checagem de informação, podcasts, técnicas de entrevistas, edição de vídeo, contra-narrativas, empreendedorismo, tendências de comportamento da audiência, engajamento e outros. Os materiais produzidos serão utilizados como conteúdo nas plataformas da Galápagos e os participantes podem se tornar colaboradores regulares do projeto.
"É uma maneira de trazermos pontos de vista diferentes, revelar personagens desconhecidos e, claro, ajudar a Galápagos a ser sustentável tendo uma rede de colabores de qualidade, mas que não precisem compor o custo fixo da empresa", explicou Alecsandra.
A Galápagos Newsmaking reunirá diversos temas sob diferentes marcas. A DarwiNews abordará cidadania, incluindo poder, diversidade, inovação e cultura; a Sabor4Life tratará da qualidade da alimentação e seu impacto na cadeia alimentar; a FelizMente terá oferta de conteúdos que permitam ao público gerir a própria saúde com boa saúde mental e bem-estar e a PMEvolução será sobre empreendedorismo e iniciativas inovadoras.
para a inscrição no curso.





