Ex-colaborador do Wikileaks diz que o site abandonou seus objetivos

Ex-colaborador do Wikileaks diz que o site abandonou seus objetivos

Atualizado em 11/02/2011 às 17:02, por Redação Portal Imprensa.

Daniel Domscheit-Berg deixou de colaborar com o Wikileaks em setembro de 2010, após três anos trabalhando com Assange. Segundo Berg o motivo da saída foi o fato de o site se desviar do propósito inicial. Ele afirmou nesta quinta-feira (10) em Berlim que o Wikileaks já não persegue os objetivos para o qual ele foi criado.

Berg aponta que hoje o site gira em torno de seu fundador e está fazendo política. "Éramos uma ferramenta neutra que não pretendia fazer política com seus conteúdos. Agora o WikiLeaks reage perante eventos políticos imediatos. Isso afasta o site do que era", afirmou.

O ex-colaborador também afirmou que se apropriou de mais de três mil documentos porque Assange não se preocupava com a segurança. "Essa é a razão pela qual foram extraídos alguns componentes do sistema". Para ele até os técnicos do sistema perderam a confiança em Assange.

Ele apresentou seu livro: Inside Wikileaks: My Time with Julian Assange at the World's Most Dangerous Website ("Por dentro do WikiLeaks: meu período com Julian Assange no site mais perigoso do mundo"), que foi lançado em meio a uma batalha judicial envolvendo entre Assange e Berg.

Atualmente Berg trabalha em um novo projeto, o "Openleaks" que segundo ele é uma plataforma que coloca a disposição um mecanismo técnico, e que vai colaborar com alguns meios de comunicação e ONGs para a classificação de documentos.

Leia mais