Ex-apresentador britânico abusou de vítimas entre cinco e 75 anos, conclui investigação

Investigação inglesa sobre o ex-apresentador Jimmy Savile, morto há 2 anos, aponta que ele abusava sexualmente de vítimas entre 5 e 75 anos.

Atualizado em 26/06/2014 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.

As acusações que apontavam Jimmy Savile, ex-apresentador da BBC, responsável por abuso sexual de vítimas entre cinco e 75 anos foram confirmadas por investigadores do caso. Em relatório divulgado pela emissora, foi informado que o jornalista praticava os atos ilícitos em hospitais do sistema de saúde inglês ao longo de cinco décadas.
Crédito:Reprodução Apresentador molestou pacientes durante 50 anos, revela relatório
Segundo o G1, o secretário de saúde britânico pediu desculpas em nome do governo. Jeremy Hunt disse ainda que as vítimas foram "profundamente decepcionadas" e houve um "grande senso de revolta" com a descoberta dos casos. Para ele, o ex-apresentador foi um "repugnante e prolífico" abusador, que realizou ataques durante 50 anos a pacientes, visitantes e até mesmo funcionários dos hospitais.
Entre os abusos confirmados estão comentários lascivos, agressão sexual e três casos de estupro, ocorridos entre 1962 e 2009. O documento revela também que há indícios de que o jornalista posava para fotografias e fazia atos sexuais com corpos no necrotério.

A revelação dos abusos cometidos pelo ex-apresentador chocou a Grã-Bretanha e quase desencadeou uma crise profunda na BBC. No entanto, investigações concluídas em 2012 inocentaram os chefes da emissora das suspeitas de encobrir denúncias contra Savile, levadas à tona após a morte de Savile.