Ex-agente da CIA é condenado por passar informações a jornalista do "NYT"

Ele é acusado de detalhar operações da agência durante o governo do ex-presidente Bill Clinton

Atualizado em 12/05/2015 às 09:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O ex-agente da agência de inteligência americana (CIA), Jeffrey Sterling, foi condenado a três anos e meio de prisão por passar informação secreta ao jornalista , do The New York Times , informaram porta-vozes judiciais.
Crédito:Reprodução Ex-agente da CIA é acusado de passar informações para o jornalista James Risen (foto)
De acordo com a AFP, Sterling foi considerado culpado em dezembro de 2010 e detido em janeiro de 2011 após, entre outros, divulgar informação confidencial que detalhava operações da agência durante o governo do ex-presidente Bill Clinton para acabar com o programa nuclear iraniano.

Jeffrey Sterling atuou como agente da CIA de 1993 a 2002. Ele também teria passado a Risen material para divulgar no livro "State of War", em 2006, quando foram divulgadas as informações. Ele teria ajudado o jornalista com intuito de vingança e colocou em risco a vida de funcionários, entre eles um cientista russo que forneceu ao Irã planos falsos para instalações nucleares.
"A Corte tem que enviar uma mensagem muito clara", disse o juiz federal Leonie Brinkema sobre a sentença. Desde 2010, o jornalista do NYT vem sendo pressionado pelo governo dos EUA a revelar a fonte por trás do livro. Ele nega que o ex-agente esteja por trás das informações.