Evo Morales obriga a mídia a ter "fervor patriótico"

Evo Morales obriga a mídia a ter "fervor patriótico"

Atualizado em 13/05/2011 às 11:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Evo Morales, presidente da Bolívia, determinou por decreto a obrigação dos meios de comunicação de mostrar "fervor patriótico". O ministério das Comunicações definirá o conteúdo das mensagens que deverão ser publicadas em impressos e online, informa O Estado de São Paulo, desta sexta-feira (13).
"A imprensa escrita, entidades públicas e unidades militares deverão em seus veículos impresso e online divulgar mensagens que promovam a educação cívica e realcem o fervor pátrio sobre a reivindicação marítima", diz a norma, publicada no Diário Oficial.
Com esta medida, Morales quer pressionar o Chile por uma saída "soberana" para o mar. Na semana que antecede o Dia do Mar (23 de março), a Marcha Naval, hino que fala da reivindicação marítima, deve ser executado duas vezes por dia, nos meios audiovisuais. A data lembra a derrota da Bolívia para o Chile na Guerra do Pacífico, na qual os bolivianos perderam a província do litoral, com único acesso ao pacífico.
O presidente ainda afirmou que considera chamar o juiz espanhol, Baltazar Garzón, conhecido por condenar o ditador chileno Augusto Pinochet em Corte Internacional, para dar suporte.

Leia Mais