Evento no Ceará vai debater temas de interesse de jornalistas de imagem

Organizado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), o

Atualizado em 08/11/2022 às 18:11, por Redação Portal IMPRENSA.

II Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem e Profissionais da Comunicação do Ceará (II EEJIC) será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro com foco em repórteres fotográficos e cinematográficos, ilustradores e diagramadores.
O evento vai debater temas como a importância dessas funções nos registros jornalísticos de guerras e da pandemia, além dos direitos trabalhistas e do papel da organização sindical para estes profissionais. Crédito: Reprodução Feito em conjunto com o Seminário Nacional Sustentabilidade do Jornalismo, o evento será realizado de forma híbrida. A parte presencial acontece no auditório do Sebrae em Fortaleza.
Apresentada por Guilherme Vizane, repórter cinematográfico da TV Globo com 40 anos de experiência, a conferência de abertura vai debater a importância dos profissionais de imagem para o jornalismo e a democracia.
Glória Maria

Formado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), há mais de uma década Vizane viaja com a repórter Glória Maria em especiais para o Globo Repórter. Juntos visitaram mais de 20 países. O jornalista também integra a diretoria de Relações Institucionais do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro.
Presidenta da FENAJ, a cearense Samira de Castro ressaltou a importância do evento observando que "o jornalismo sofre reiteradas crises no mundo inteiro, em especial no Brasil, com o fim do modelo de negócios baseado na publicidade". Para ela, a forma como as grandes empresas de tecnologia capturam os recursos publicitários hoje é "predatória". “O crescimento da desinformação em massa evidencia que precisamos cada vez mais fortalecer o jornalismo e o trabalho dos jornalistas.”
Por sua vez, Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce, afirma que a entidade atua na defesa dos interesses dos jornalistas de imagem e que a organização da categoria é fundamental para o "enfrentamento coletivo dos desrespeitos e para a garantia de valorização desses trabalhadores".
Os valores da inscrição nos eventos são de R$ 20 (jornalistas sindicalizados em dia, estudantes de jornalismo e aposentados) e R$ 40. Desempregados e jornalistas de imagem sindicalizados estão isentos de cobrança.
As inscrições podem ser feitas