EUA quer monitoramento das redes sociais para prevenir ameaças

O Pentágono propôs uma verba de US$ 42 milhões para o desenvolvimento de ferramentas para monitorar as redes sociais a fim de observar movimentações políticas e discursos anti-EUA, noticia o O Globo , nesta quinta-feira (4).

Atualizado em 04/08/2011 às 12:08, por Redação Portal IMPRENSA.

A revelação veio de reportagens publicadas no New York Times .
Com a intenção de analisar os memes - ideiais e comportamentos sociais que se reproduzem rapidamente nas redes - a agência de pesquisa avançada em defesa norte-americana, a Darpa, quer que pesquisadores elaborem projetos para o monitoramento de redes como o Facebook, Twitter e outras redes.
O principal material usado como foco de análise para estes sistemas seriam os padrões lingüísticos e de fluxo de informação, além da análise dos temas mais comentados. Segundo o jornal, com esta ferramenta, os EUA têm a intenção de monitorar as discussões políticas realizadas pelas plataformas, devido à força que estas mobilizações virtuais ganharam, principalmente depois da "Primavera Árabe".
Em março, o The Guardian publicou reportagens em que explicitava estratégias do governo americano para "orientar" discussões na internet a favor do país, por meio de perfis falsos. A intenção seria influenciar o que é dito em sites e blogs, propagando ideias pró-EUA e combatendo posições extremistas contrárias ao país.
Leia Mais