EUA obtêm fotos particulares de milhões de pessoas por espionagem, revela "NYT"

Novos documentos secretos vazados por Edward Snowden mostram que a NSA coletava as imagens para formar um banco de dados global.

Atualizado em 02/06/2014 às 19:06, por Redação Portal IMPRENSA.

Na edição do último domingo (1/6), o The New York Times publicou novos documentos secretos do governo norte-americano vazados pelo ex-analista da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden. O jornal revelou que os Estados Unidos coletam fotos particulares de milhões de pessoas ao redor do mundo por meio de espionagem de mensagens eletrônicas, buscando formar um banco de dados global.
Segundo o NYT , a agência americana possui mais de 55 mil imagens com qualidade suficiente para reconhecimento facial. "Não estamos só por trás das comunicações tradicionais: trata-se de buscar todo um arsenal que explore digitalmente as pistas que um alvo deixa para trás em suas atividades frequentes na rede para serem compiladas em dados biográficos e biométricos", diz um dos documentos.
A agência intercepta milhões de imagens por dia, através de conversas privadas por aplicativos de celular e trocas de e-mails. Em resposta, a NSA afirmou apenas que "tenta continuamente melhorar suas atividades de inteligência", justificando que o serviço secreto não tem acesso aos bancos de dados que armazenam fotos de carteiras de motorista e passaportes de cidadãos americanos. Os documentos não deixam claro quantas pessoas podem ter sido afetadas ao redor do planeta.
Com essas fotos, a NSA alega ser capaz de monitorar e reconhecer qualquer pessoa registrada em câmeras públicas, podendo assim interceptar terroristas disfarçados como cidadãos americanos, por exemplo.