EUA: Emissoras de tv exibem documentário anti-Kerry
EUA: Emissoras de tv exibem documentário anti-Kerry
Nas próximas duas semanas, 62 estações de TV do grupo de mídia Sinclair em diversos estados americanos exibirão um documentário criticando duramente o candidato democrata à Presidência dos EUA, o senador John Kerry, por ter sido, há 30 anos, um ativista contrário à guerra do Vietnã, de acordo com o jornal "The New York Times".
Representantes da empresa disseram que o documentário substituirá os programas do horário nobre nas emissoras do grupo, incluindo afiliadas de todas as seis principais redes de TV americanas na Flórida, em Ohio, em Wisconsin, em Nevada e na Pensilvânia, todos estados com grande número de eleitores indecisos.
O documentário chamado "Stolen honor: wounds that never heal" ("Honra roubada: feridas que nunca saram") exibe declarações de veteranos de guerra que contaram que seus algozes vietnamitas valeram-se do testemunho dado por Kerry a um comitê do Senado dos EUA para prolongar suas torturas e desmoralizá-los. No testemunho, o jovem Kerry, veterano do Vietnã, conta histórias de atrocidades cometidas por soldados americanos no país asiático.
Depoimentos similares aos dos veteranos foram feitos por prisioneiros de guerra em um anúncio veiculado nos últimos meses e pago por um grupo de veteranos contrários a Kerry, o Swift Boat Veterans for Truth.
O vice-presidente para relações corporativas da Sinclair, Mark Hyman, que também é um comentarista nas estações de TV da empresa, defendeu a exibição do documentário.
- John Kerry fez de seu serviço militar no Vietnã a base de sua campanha presidencial, claro que isso é um assunto relevante - disse ele.
Uma vez que a Sinclair define o documentário como jornalismo, não está claro se o grupo será obrigado pelas leis federais a conceder à campanha de Kerry direito de resposta.
Fonte: Globo Online






