EUA afirmam que Hong Kong simulou confusão para não deter fuga de Snowden

Na última quarta-feira (26/6), o governos dos EUA acusou Hong Kong de ter simulado uma confusão com o nome do meio do ex-agente da CIA, Edward Snowden, para não deter sua fuga para a Rússia.

Atualizado em 27/06/2013 às 15:06, por Redação Portal IMPRENSA.


Segundo a Reuters, o governo norte-americano solicita que Hong Kong detivesse Snowden antes de sua fuga, mas recebeu como resposta um pedido de esclarecimento sobre o nome do meio de Snowden.
Um porta-voz do Departamento de Justiça norte-americano disse que devido a imagem do ex-agente da CIA estar circulando em diversos sites de notícia, o pedido de Hong Kong para esclarecer tal informação não era genuína.

"Ao pedir mais informações sobre a sua identidade demonstra que Hong Kong estava simplesmente tentando criar um pretexto para não agir em relação ao pedido de prisão provisória", disse o porta-voz que falou sob condição de anonimato.
Snowden é responsável por vazar a informação de que o governo norte-americano monitora informações de civis em sites como o Facebook. O ex-agente da CIA fugiu dos EUA e foi para Hong Kong. Hoje, Snowden se encontra em uma zona de passagem do aeroporto de Moscou, Rússia, e já pediu asilo político ao governo equatoriano.