EUA afirma que “coleta inteligência estrangeira do tipo captada por todas as nações"

Após a denuncia de que a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) teria monitorado conversas da presidente Dilma Rousseff, o Departamentode Estado norte-americano afirmou na última segunda-feira (2/9) que “coleta inteligência estrangeira do tipo captada por todas as nações".

Atualizado em 03/09/2013 às 16:09, por Redação Portal IMPRENSA.

a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) teria monitorado conversas da presidente Dilma Rousseff, o Departamento de Estado norte-americano afirmou na última segunda-feira (2/9) que “coleta inteligência estrangeira do tipo captada por todas as nações".
"O governo dos Estados Unidos vai responder por vias diplomáticas aos nossos parceiros e aliados. Embora não estejamos dispostos a comentar publicamente todas as supostas atividades de inteligência específicas, como política deixamos claro que os Estados Unidos coletam inteligência estrangeira do tipo captada por todas as nações", disse o Departamento por meio de uma mensagem.

Crédito:Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr Dilma ainda aguarda esclarecimento dos EUA para tomar decidir sobre viagem ao país em outubro
De acordo com o iG, o Departamento ainda afirma que o governo dos EUA "valoriza" a cooperação com aliados. "Valorizamos a nossa cooperação com todos os países em questões de interesse mútuo", diz.
No último domingo (3/9), uma reportagem do “Fantástico”, da Rede Globo, denunciou que os EUA tem monitorado a presidente. Dilma, inclusive, já estaria estudando a possibilidade de suspender ou mesmo cancelar uma viagem oficial aos Estados Unidos prevista para outubro. No entanto, a presidente ainda aguarda esclarecimento dos EUA para tomar sua decisão.