Estudo prevê queda na arrecadação com venda de computadores em 2009

Estudo prevê queda na arrecadação com venda de computadores em 2009

Atualizado em 04/12/2008 às 10:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Duas das principais empresas de pesquisa do ramo de tecnologia divulgaram, na última quarta-feira (03), estudo que prevê queda na arrecadação proveniente da venda de computadores em 2009 em razão do enfraquecimento da economia e da redução do volume de crédito.

Uma das consultorias em tecnologia, a Gartner, prevê queda de 6,5% nos gastos com PCs, o que corresponde ao valor de US$ 230 bilhões. Já a IDC especula diminuição de 5,3% da receita de venda de computadores, o montante estimado de perda é de US$ 267 bilhões. No entanto, contrariando a queda no faturamento, a venda de PCs aumentará 3,8%, de acordo com a própria IDC. Vale ressalatra que, anteriormente, a IDC divulgou previsão de alta de 4,5% na arrecadação das empresas de informática.

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, o analista da Gartner, George Shiffler, afirma que 2009 será o pior ano para a indústria nos últimos sete anos. Isso em detrimento da queda das vendas, principalmente, dos computadores de valor mais elevado. O analista é cauteloso e diz que as empresas devem fazer projeções considerando a possibilidade de que o faturamento seja ainda menor que o previsto.

"Iremos assistir a uma série de disputa de preços na medida em que o mercado se deteriore", disse o analista. "Achamos que os fabricantes vão migrar seus portfólios para produtos de mais baixo preço ou reduzir os preços dos equipamentos. A receita com vendas irá sofrer", afirma Shiffler.

Leia mais