Estudo mostra que bullying preocupa mais que ataque de pedófilos

Estudo mostra que bullying preocupa mais que ataque de pedófilos

Atualizado em 14/01/2009 às 18:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Estudo mostra que bullying preocupa mais que ataque de pedófilos

Pedofilia na Internet não é um problema tão disseminado quanto se pensava, revelou pesquisa do Centro Berkman para Internet e Sociedade em conjunto com a Universidade de Harvard.

O estudo, solicitado por 49 procuradores-gerais dos Estados Unidos, apontou que o maior problema a ser enfrentado é o bullying (assédio moral). A pesquisa constatou que o bullying , comum no meio social dos jovens, se disseminou pela Internet.

De acordo com informações do jornal The New York Times , o levantamento indicou que os resultados da busca foram contrários à percepção popular sobre os possíveis perigos da Web, como o receio de ataque de "predadores sexuais".

A força-tarefa montada para a operação, intitulada "Internet Safety Technical Task Force" (Força-Tarefa de Segurança Técnica na Internet), contou com a colaboração das principais companhias da Internet, entre elas Yahoo!, AOL, MySpace e Facebook.

A equipe foi encarregada de examinar o alcance de ameaças para crianças em redes sociais como o MySpace ou o Facebook, diante do medo de que pedófilos pudessem utilizar sites de relacionamento para atacar. No entanto, com base em dados científicos sobre pedófilos on-line, os pesquisadores descobriram que as crianças e os adolescentes eram pouco suscetíveis à proposta sexual de adultos na Internet, mas absolutamente vulneráveis ao assédio moral promovido pela rede.

Leia mais