Estudo mostra que 58% dos jornais querem cobrar pelo acesso online nos EUA

Estudo mostra que 58% dos jornais querem cobrar pelo acesso online nos EUA

Atualizado em 13/04/2010 às 08:04, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma sondagem feita pelo Projeto para Excelência em Jornalismo do Pew Research Center constatou que 58% dos executivos de jornais nos EUA querem cobrar pelo acesso online. De acordo com o estudo, divulgado na última segunda-feira (12), a ideia passa não só por grandes veículos, como também jornais locais.

Apesar da ideia, o número de executivos que disseram ter projetos programados para cobrança ainda é restrito (18%). Do total de empresários ouvidos, 13% declararam ter descartado completamente o projeto e outros 9% disseram não ter pensado sobre o tema.

"Alguns economistas sugerem que os prospectos de qualquer organização de notícia ter sucesso com a cobrança é muito mais difícil se ela tenta fazer isso sozinha, e não em uma mudança do mercado", diz o texto do Projeto.

O estudo foi realizado entre os meses de dezembro de 2009 e janeiro de 2010, com 513 executivos de jornais da Associação Americana dos Editores de Notícia e da Associação de Rádio, Televisão e Notícias Digitais.

A ideia de cobrar pelo conteúdo informativo na internet já é realidade entre diversos jornais do mundo, como o britânico Financial Times , o francês Le Monde e os norte-americanos The New York Times e The Wall Street Journal . A informação é da Folha de S.Paulo .

Leia Mais

-