Estudo mostra comportamento dos consumidores de computadores em 2007
Estudo mostra comportamento dos consumidores de computadores em 2007
A HP Brasil divulga os resultados de uma pesquisa sobre o consumo de notebooks e desktops no País. O estudo, coordenado pela Direkt, foi realizado no último semestre do ano passado e o primeiro dado percebido na pesquisa foi o perfil sócio-econômico do comprador de computadores.
O notebook tem uma predominância de usuários de classe A, enquanto desktop é a opção das classes B e C. Outro fator relevante para a aquisição do PC é o custo benefício. Comparando os resultados com a pesquisa realizada em 2006, nota-se que, cada vez mais, pessoas com grau de instrução menor estão adquirindo computadores, o que mostra o quanto a tecnologia tem se tornado acessível.
"Incentivos do governo, queda do dólar e facilidades de pagamento têm tornado o computador um produto cada vez mais democrático", afirma Valéria Molina, diretora do Grupo de Sistemas Pessoais para Consumo da HP Brasil.
O principal uso do produto, de acordo com a pesquisa, é o trabalho (para notebook) e acesso à internet (para desktops).
As mulheres foram destacadas como as maiores compradoras de computadores HP, com destaque para os desktops - cerca de 54,8%. De acordo com a pesquisa, isso ocorre porque a mulher acaba preocupando-se em equipar sua casa para oferecer facilidades de estudo para os filhos.
Outro aspecto curioso é que alguns consumidores, no momento da compra, levam em consideração a marca do processador. Para outra parte dos entrevistados, a confiança está na marca do computador, pois segundo eles, a fabricante não usaria um processador cuja tecnologia vá se tornar obsoleta em pouco tempo. "Notamos, neste estudo, que o consumidor está sempre ávido por novas tecnologias e que este mercado se renova a cada ano", aponta Valéria.
A executiva destaca que a HP foi a marca mais citada no que diz respeito à vanguarda de tecnologia. Quanto à configuração dos equipamentos, em geral os consumidores compraram notebooks com 1Gb de RAM, gravador de CD/DVD, placa de vídeo para jogos, Windows, wireless e leitor de cartão de memória. Quanto aos desktops, a configuração preferida é mais simples, porém, a maioria dos participantes da pesquisa optou por monitores LCD de 17¨.
Leia mais:






