Estudo indica descrença no papel do jornalismo entre os próprios profissionais da área

Dados do Projeto Credibilidade indicam que jornalistas brasileiros desconfiam do papel exercido pela profissão na sociedade do país. Apenas

Atualizado em 14/08/2017 às 17:08, por Redação Portal IMPRENSA.

17,9% dos 314 profissionais entrevistados concorda completamente que “o jornalismo fornece uma narrativa verdadeira dos eventos e questões diárias num contexto que explica seus significados”. 31,1% deles disseram concordar parcialmente, enquanto 37,2% não concordam nem discordam e 10,3% discorda parcialmente. A opção “discordo completamente” foi assinalada por 3,5%.

Crédito:Reprodução

Embora 93,3% do total concorde completamente que “O jornalismo é crucial para a democracia”, 65,3% dos entrevistados não tem plena convicção que “A atividade jornalística não teme ao cobrar responsabilidades de quem exerce o poder” e 80,7% deles não acredita 100% que “O jornalismo apresenta e esclarece os objetivos e valores da sociedade”.


Outra divisão entre participantes foi em relação a afirmação de que “O jornalismo representa as preocupações e dá voz a todas as pessoas”. Apenas 17,7% dos respondentes concordam completamente com a sentença, enquanto 24,2% concorda parcialmente, 34,8% não concorda nem discorda, 15,8% discorda parcialmente e 7,4% discorda completamente.


O levantamente foi feito entre junho de 2016 e junho deste ano. A pesquisa consultou jornalistas de 38 diferentes veículos atuantes em 15 localidades no Brasil, principalmente nas cidades de São Paulo (52%) e Rio de Janeiro (27%), a maioria deles nas funções de repórter (37%), editor (22%) ou diretor (12%), com idade entre 25 e 54 anos (82%) e mais de dez anos de experiência na profissão (67%). Veja os dados completos.


O Trust Project é um consórcio de 70 veículos de comunicação e instituições inclui os seguintes participantes: AJ+ (Al Jazeera), American Press Institute, Bay Area Newsgroup, Center for Investigative Reporting, First Look, Google, Maynard Institute, The McClatchy Company, Mother Jones, The New York Times , Poynter, La Stampa, Toronto Globe & Mail, Vox.com, The Washington Post e Zeit Online. O Projeto Credibilidade é o capítulo brasileiro da iniciativa.


Saiba mais: