Estudo do Conar mostra que 165 campanhas publicitárias foram alteradas em 2009

Estudo do Conar mostra que 165 campanhas publicitárias foram alteradas em 2009

Atualizado em 15/12/2009 às 10:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Um levantamento feito pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que atua no combate à propaganda enganosa e abusiva no Brasil, constatou que 165 campanhas foram alteradas neste ano pelo órgão. O estudo aponta ainda que 87 ações publicitárias foram retiradas do ar em 2009. Ao todo, de janeiro a 10 de dezembro, foram julgados 412 processos do setor.

Agência Câmara
Gilberto Leifert
De acordo com a Conar, as empresas respondem por 30% dos processos iniciados neste ano. As queixas vão de similaridades nas campanhas, que colocam marcas em posições superiores, a falta de informações nos anúncios, que "confundem a população".

"Isso é concorrência. Em muitos casos os processos abertos pelas empresas visam a atrapalhar a estratégia de marketing do concorrente. Quem sai ganhando é o consumidor, que consegue informação mais clara", disse Gilberto Leifert, presidente do Conar.

Na avaliação do professor de marketing do Ibmec-RJ, Eduardo Pitombo, os processos ocorrem devido às cifras milionárias das campanhas publicitárias. Segundo ele, a padronização das ações do setor fazem com que o consumidor não consiga identificar as diferenças. O levantamento do Conar aponta ainda que 25% dos processos se referem a bebidas alcoólicas.

Leia Mais

-