Estudo de ONG sobre liberdade da Internet aponta que Brasil é país "livre"
Estudo de ONG sobre liberdade da Internet aponta que Brasil é país "livre"
O estudo "Liberdade na Net", elaborado pela ONG Freedom House, apontou qual é a situação da liberdade na Internet em 15 países. Realizado entre 2007 e 2008, o levantamento mostrou que, embora os governos tentem controlar cada vez mais o ciberespaço, o ativismo virtual vem crescendo.
Segundo a entidade, China, Cuba, Irã e Tunísia são considerados estados "não livres", enquanto Egito, Geórgia, Índia, Malásia, Quênia, Rússia e Turquia foram classificados como "parcialmente livres". O Brasil está ao lado de países como África do Sul, Estónia e Reino Unido, considerados "livres".
Para Jennifer Windsor, diretora-executiva da Freedom House, "o fato de os cidadãos, mesmo em países altamente repressivos, responderem ao crescente controle governamental sobre a Internet com criatividade e coragem" - através de blogs e redes sociais, como o Facebook - é positivo, informou o Sindicato dos Jornalistas de Portugal.
* No próximo dia 4 de maio, a Revista e o Portal IMPRENSA realizam o "II Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia", com o apoio da Rede Globo, ABI, OAB-SP e Fiesp. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando . As vagas são limitadas.
Leia mais






