Estudo aponta o que deu certo e errado com mídias sociais

Estudo aponta o que deu certo e errado com mídias sociais

Atualizado em 14/01/2011 às 19:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Estudo divulgado pela Custom Comunication e publicado no Advertising Age mostrou as principais plataformas digitais do mundo e classificou entre populares, as preferidas pela mídia e as que não deram certo. As categorias analisadas foram blogs, redes sociais, compras coletivas, compartilhamento de fotos e vídeos e integração de conteúdo.

Na categoria Blogs o pioneiro foi o , criado em 1999, primeiro a oferecer um diário online. O foi considerado o queridinho da mídia, vendido ao Google em 2003. O foi reconhecido como o mais inovador e o e considerados tendências de modelos híbridos de blog e microblog.

Em Redes Sociais o , criado em 2002, foi o primeiro. Já o foi o preferido da mídia, comprado em 2005 pelo News Corp no valor de US$ 580 milhões. Como inovador foi classificado o , que vale US$ 50 bilhões e está prestes a abrir seu capital. O , plataforma chinesa, foi classificada como rede do futuro e já acumula mais de 500 milhões de usuários.

O fenômeno das Compras Coletivas também foi levado em consideração. Criado em 1999, o Mercata foi reconhecido como pioneiro e o preferido pela mídia. O foi o mais inovador, atualmente com 50 milhões de usuários operando em 35 países. E para o futuro o site do Walmart - CrowdSaver - vem agregando milhares de compradores semanalmente.

Em Compartilhamento de fotos o foi o pioneiro, criado em 2001. O mais citado pela mídia foi o , que integra blogs e cria uma rede comunitária a sua volta. O foi considerado o mais inovador. E os promissores são o e o , também relacionados ao mercado se smartphones.

O pioneiro no Compartilhamento de Vídeos foi o , criado em 2002. O , criado dois anos depois foi o queridinho da mídia e apontado como grande tendência à sua época, mas não vingou. O é considerado inovador criando o maior arquivo de vídeos no mundo e para o futuro a aposta está em tecnologias que agreguem HD e TVs na internet.

Na categoria Integração de Conteúdo foi o pioneiro. o preferido da mídia , que quando lançado tinha status como o do YouTube e MySpace, mas jamais conseguiu concorrer com os dois. O é o mais inovador por tornar o senso de comunidade em algo relevante para os usuários. E o foi considerado o integrador do futuro, segundo pesquisas ele já é a maior referência de informações da internet, comparado ao Google.

Leia mais