Estudantes participam de simulação da ONU em fórum realizado na FAAP
Estudantes participam de simulação da ONU em fórum realizado na FAAP
Entre os dias 30 de abril e 03 de maio, diversos organismos internacionais estarão representados na Fundação Armando Alvares Penteado para simular os principais temas da agenda internacional no Fórum FAAP de Discussão Estudantil.
Cerca de 400 alunos de 30 escolas serão os responsáveis pela argumentação e defesa dos interesses políticos e econômicos dos países que irão representar. Cada instituição de ensino será representada por no máximo 16 participantes, além de uma dupla de estudantes, que farão a cobertura jornalística de um dos Comitês.
No Comitê de Imprensa, os alunos representarão veículos de comunicação de diversos países, no qual terão a possibilidade de atuar como jornalistas e de vivenciar a redação de um jornal, seguindo a linha editorial de seus respectivos veículos de comunicação.
Jornais como The Washington Post, Le Monde, Jerusalem Post e The Times of India fazem parte dos credenciados para cobertura fictícia do evento. A idéia é ressaltar o papel e a influência da mídia nas decisões internacionais e preservar cada vez mais a originalidade da simulação perante a ONU. Além disso, as matérias e reportagens dos jornais internacionais serão escritas em inglês ou espanhol, para dar mais veracidade ao trabalho.
O Fórum FAAP aborda sempre temas atuais, o que contribui para o aprendizado dos alunos participantes, tendo em vista que todos estão a caminho do vestibular. O principal objetivo do evento é promover os valores democráticos, de cidadania e tolerância, por meio de ferramentas pedagógicas que preparem os jovens para se tornarem líderes em suas comunidades e disseminadores destes princípios.
"Nenhum país é uma ilha e temos de educar cidadãos globais, com mentalidade universal e conhecimento dos problemas mundiais. Por esse motivo, o evento é importante porque desperta nos jovens as habilidades necessárias para enfrentar o mundo contemporâneo", acrescenta o Embaixador Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da FAAP.






