Estudante de jornalismo com paralisia cerebral grava monografia em áudio

Estudante de jornalismo com paralisia cerebral grava monografia em áudio

Atualizado em 25/06/2008 às 16:06, por Redação Portal IMPRENSA.

O estudante Eduardo Silva Purper, de 22 anos, tem paralisia cerebral, é cadeirante, tem dificuldades para escrever e apenas 20% da visão. Entretanto, apesar de todos as dificuldades, ele está terminando sua monografia de final de curso, e em breve se formará em jornalismo.

Eduardo está no sexto semestre do curso de jornalismo do Centro Universitário Metodista do Instituto Porto Alegre (IPA). Sua monografia, "Análise simiológica de narrações de futebol", será totalmente em áudio.

"A idéia foi da minha professora - que depois se tornou minha orientadora -, pois eu não consigo ler. As coisas que eu faço são todas de memória para não precisar escrever também", conta Purper.

Para cursar a faculdade, ele acompanhava as aulas ouvindo atentamente o professor, e seu pai, o aposentado Ricardo Purper, lia em casa os textos da aula em voz alta para que ele memorizasse. Na faculdade, ele faz provas orais.

"Sempre foi assim. Minha família sempre me ajudou e me incentivou a fazer o que eu podia, apesar das minhas dificuldades. Faço fisioterapia desde os nove meses de idade e caminho com ajuda", conta o estudante.

O jovem faz fisioterapia desde os nove meses de idade, e apesar da dificudade de locomoção, de ler e de escrever, ele estagia em na rádio da universidade e participa de paletras da ONG Pró Inclusão.

As informações são dos sites clicabrasilia e G1