Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nuevo Periodismo, organizado por García Márquez

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Nuevo Periodismo, organizado por García Márquez

Atualizado em 08/02/2008 às 17:02, por .

Os jornalistas portugueses podem se inscrever, até o dia 29 de fevereiro, em mais uma edição do Prêmio Nuevo Periodismo, evento promovido pela multinacional CEMEX e pela Fundação Nuevo Periodismo Iberoamericano, criada e presidida pelo jornalista-escritor, Gabriel García Márquez.

Com duas categorias distintas, texto e fotografia, o prêmio pretende avaliar trabalhos realizados e difundidos nos idiomas espanhol e português, em meios informativos dos países da América Latina, Espanha ou Portugal, entre os dias 1 de Janeiro de 2006 e 31 de Dezembro de 2007.

Os concorrentes terão de ter um mínimo comprovado de três anos de experiência profissional contínua no exercício do jornalismo, além de ter nacionalidade espanhola, portuguesa ou de qualquer um dos países da América Latina, e só podem entrar no concurso com um trabalho, exceto se o segundo for coletivo.

O júri pretende analisar obras que reflitam os valores éticos profissionais e que tenham qualidade narrativa, investigação original dos fatos, tratamento da informação em profundidade e que cubram temas socialmente relevantes, além de também levar em conta as informações contidas no relato autobiográfico do candidato e o aproveitamento criativo dos recursos do meio.

A entrega dos prêmios acontecerá em Monterrey, no México. Os interessados em concorrer devem se increver através do site .

Posteriormente, o candidato deve enviar para a sede da FNPI, até o dia 3 de março, um envelope com os dados do autor e o código de inscrição gerado pelo site, que contenha todos os elementos requeridos também marcados com o código.

Endereço para envio: Centro, calle San Juan de Dios, nº 3-121. Cartagena de Indias, Colômbia

Categoria de homenagem

Existe ainda uma modalidade de homenagem do Prêmio, na qual o Conselho Reitor avaliou em anos anteriores, as carreiras jornalísticas do mexicano Julio Scherer García, do colombiano José Salgar, do brasileiro Clóvis Rossi e do uruguaio Hermenegildo Sábat.