“Estamos tentando criar uma ilha de sanidade econômica e literária”, diz editor da "Harper's"

Revista está disponível na internet há dez anos sob serviço de assinatura.

Atualizado em 12/08/2014 às 12:08, por Redação Portal IMPRENSA.

O editor da Harper’s Magazine , John R. MacArthur, ainda senta em frente à sua máquina de escrever para se corresponder com amigos literários. O gosto pelo papel também se repete na publicação fundada em 1850.
Crédito:Reprodução Revista mantém política de impresso, apesar da força do meio digital
Considerada um abrigo para o jornalismo literário, a revista sem fins lucrativos e financiada por uma fundação, está disponível na internet há dez anos, mas para ler algo é necessário assinar também a edição impressa.
“Estamos tentando criar uma ilha de sanidade econômica e literária”, disse MacArthur em entrevista ao jornal americano The New York Times . “O mundo está voltando a pensar na mídia impressa e na restrição ao acesso gratuito às publicações na internet”, disse.
Segundo ele, jovens leitores o pediram para abrir a revista na internet, mas pediu que eles esquecessem. Para MacArthur, a internet “não era muito mais do que uma gigantesca máquina de xerox” projetada para roubar o trabalho de editores e escritores.
“Não tenho nada contra as pessoas que procuram suas páginas na internet para desabafar”, ponderou. “Se quiserem fazê-lo, não vejo problema nenhum. Mas, na minha opinião, isso não é o mesmo que ser escritor ou jornalista", acrescentou.