Estados Unidos criticam ataques à liberdade de imprensa na Turquia

Após a prisão do editor-chefe do jornal opositor Cumhuriyet na última segunda-feira (31/10), Washington (EUA) denunciou os ataquesà liberdade de imprensa na Turquia.

Atualizado em 01/11/2016 às 09:11, por Redação Portal IMPRENSA.

do jornal opositor Cumhuriyet na última segunda-feira (31/10), Washington (EUA) denunciou os ataques à liberdade de imprensa na Turquia. Crédito:Getty Images
De acordo com a agência de notícias AFP, a denúncia foi feita pelo porta-voz da diplomacia americana, John Kirby, durante uma coletiva de imprensa.
"Os Estados Unidos estão profundamente preocupados pelo que parece ser uma crescente pressão do poder político sobre a mídia ligada à oposição, fundamentalmente a detenção hoje de Murat Sabuncu, chefe de redação de um dos mais respeitados jornais do país, o Cumhuriyet", declarou.
O porta-voz também condenou o fechamento de diversos veículos de comunicação e a detenção de outros profissionais de imprensa desde a tentativa de golpe no país, em julho deste ano.
"Os Estados Unidos apoiam os esforços do governo turco para julgar os responsáveis pela tentativa de golpe de 15 de julho, mas como aliados e amigos da Turquia exortamos o governo turco a garantir que o Estado de direito e as liberdades individuais sejam respeitados", acrescentou.