Esporte Interativo questiona ausência do canal em grade de operadoras de TV a cabo

Após o sucesso da seleção no Mundial feminino de handebol, o canal Esporte Interativo, que transmitiu o jogo com exclusividade, criticou sua

Atualizado em 26/12/2013 às 18:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Esporte Interativo questiona ausência de canal em grade de operadoras de TV a cabo

ausência na grade das principais operadoras de TV por assinatura do país, NET e a Sky, que juntas alcançam 70% dos assinantes do país.

Crédito:Divulgação Emissora alega que operadoras bloqueiam sua entrada no pacote
"As duas maiores operadoras [de TV por assinatura] do Brasil precisam de autorização de uma programadora para poder lançar um canal nacional de esportes concorrente", questionou a emissora em nota.

Segundo a Folha de S.Paulo , representantes do Esporte Interativo indicam números do Ibope pelas parabólicas para defender a solicitação de inclusão nos pacotes. De acordo com os dados, aproximadamente nove milhões de pessoas acompanharam a competição e 35 milhões de telespectadores, em média, assistem a programação do canal por outras operadoras, através da internet ou por um canal UHF.

A NET negou a existência de veto da parte de uma programadora à contratação de novos canais. "Trata-se de uma questão de custo-benefício. Um canal tem um custo, o dono dele quer vê-lo nas principais operadoras que por sua vez têm de analisar se vale a pena repassá-lo, assim como os custos atrelados, ao assinante”, disse Fernando Magalhães, diretor de programação da TV.

"Na época da entrada da Fox no Brasil, durante o período de negociação, alegaram a mesma coisa, que havia uma proibição. Hoje faz parte dos nossos pacotes." Em 2012, comentava-se que ao exercer seus direitos de exclusividade da Libertadores na TV fechada, a Fox feriu os interesses da Globo, dona do canal a cabo SporTV.

A emissora negou ter influenciado para fazer com que a Fox Sports não entrasse nos pacotes da NET e da Sky. Por meio de nota, a Sky afirmou que "havendo interesse e viabilidade comercial, não há impeditivos para a entrada de canais."