Espírito Santo vai divulgar em site dados de vítimas de homicídios

Espírito Santo vai divulgar em site dados de vítimas de homicídios

Atualizado em 20/05/2008 às 14:05, por Redação Portal IMPRENSA.

O Espírito Santo - um dos estados mais violentos do país - vai divulgar a partir desta terça-feira (20), na internet, dados de homicídios cometidos nas cidades capixabas.

A Secretaria da Segurança Pública do estado vai incluir, em seu site, o boletim de ocorrência do homicídio, com data, hora, nome da vítima, cor da pele, sexo, idade presumida, município e meios empregados para cometer o crime (como tipo de arma). Os dados deverão ser atualizados quatro vezes ao dia - às 8h, 14h, 19h e 23h.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Espírito Santo, Rodney Miranda, em média cinco pessoas são vítimas de homicídio por dia no estado. Em 2007, foram 1.903 homicídios. As cidades com o maior número de assassinatos são Serra e Cariacica, na Grande Vitória.

Para Miranda, o objetivo da divulgação é ter "transparência" com os dados e dar "nome aos números". "O governo reconhece o tamanho do problema e pretende ajudar a população a entender um pouco esse fenômeno, que tem relação com o tráfico e o uso de drogas. Além disso, trata-se de um sinal de respeito", afirmou.

No estado, segundo o governo, 70% dos homicídios estão relacionados ao tráfico de drogas.
Ao final de cada quadrimestre, a Secretaria deve analisar os dados, compará-los aos quatro meses anteriores e ao mesmo período do ano anterior.

O Espírito Santo é o segundo estado do país em número de homicídios para cada cem mil habitantes - 49,4, de acordo com estudo da OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, a Ciência e a Cultura). O primeiro é Pernambuco, com 50,7 homicídios por cem mil habitantes. O Estado nordestino também divulga pela internet, desde agosto de 2006, os nomes de vítimas de homicídios.

As informações são da Agência Folha

Leia mais