Espanhol exibe imagens de pacificação de favelas no RJ em festival de fotojornalismo

O fotógrafo espanhol Rafael Fabrés levará ao festival de fotojornalismo Visa pour l'Image, realizado em Perpignan, no sudeste da França, seutrabalho que foca na política de pacificação das comunidades do Rio de Janeiro, que teve início em 2008.

Atualizado em 18/09/2013 às 18:09, por Redação Portal IMPRENSA.


De acordo com a EFE, Fabrés passou nove meses no Rio, repartidos em diferentes viagens durante 2012, e chegou a morar na favela do Vidigal. "Estive vivendo em outras partes do Rio e, às vezes, sentia saudades da loucura da favela", diz o repórter fotográfico.
Fabrés ainda disse que tentou não julgar se a medida de pacificação é boa ou não, mas "ser bastante objetivo e mostrar o processo de pacificação através de seus principais protagonistas".
"O que mais me fascinou é como [os moradores] levam o dia a dia. É uma vida muito dura, mas, em sua forma de ser, também têm espaço para a felicidade", afirmou fotógrafo espanhol. "A vida da favela é muito peculiar e extrema, além de um tanto surrealista, principalmente quando estás na casa de alguém fazendo uma entrevista e encontra animais de todos os tipos, discussões violentas, risos e bailes. Tudo é vivido de um modo bastante extremo", acrescentou.
O fotojornalista, que ainda pretende registrar a pacificação nos próximos três anos, já que ela está prevista para terminar em 2016, se diz otimista em relação ao futuro do jornalismo e da fotografia, alegando que o ofício não está morrendo, apenas “mudando”. "O jornalismo é um bem necessário que não vai desaparecer. Mudarão os suportes, mas as histórias continuarão sendo contadas", conclui.