Escritores americanos divulgam carta contra a candidatura de Donald Trump à presidência

Cerca de quatrocentos escritores americanos divulgaram na última terça-feira (24/5) uma carta contra a candidatura de Donald Trump&nbs

Atualizado em 25/05/2016 às 16:05, por Redação Portal IMPRENSA.

Cerca de quatrocentos escritores americanos divulgaram na última terça-feira (24/5) uma carta contra a candidatura de à presidência dos Estados Unidos. O texto é endereçado ao público do país e alerta sobre os perigos da ascensão do bilionário ao poder.
Crédito:Divulgação Autores criticam candidato por apelo a elementos violentos
Segundo a Folha de S.Paulo , entre os autores documento estão os ganhadores do prêmio Pulitzer Richard Russo, Michael Chabon, Geraldine Brooks e Jennifer Egan.

A carta diz que “a ascensão de um candidato político que deliberadamente apela para os elementos mais violentos da sociedade, que encoraja a agressão entre seus seguidores, cala seus oponentes aos gritos, intimida aqueles que discordam dele, denigre mulheres e minorias exige, de cada um de nós, uma resposta forte e imediata”.

Os escritores dizem ainda que os EUA podem estar retrocedendo e lembram que as ditaduras tendem a surgir “em meio a manobras de manipulação e divisão, demagogia e mentiras”.

A versão online do documento teve milhares de assinaturas em pouco tempo. Apenas nas primeiras horas, mais de cinco mil pessoas já haviam assinado.

Em abril, 95 especialistas em diplomacia que foram assessores de governos republicanos também escreveram uma carta alertando sobre os perigos que o país corre se Trump chegar à presidência.