Escritor mexicano acusa o Nobel de Literatura José Saramago de plágio
Escritor mexicano acusa o Nobel de Literatura José Saramago de plágio
O jornalista e escritor mexicano Teófilo Huerta Moreno está acusando em seu o português José Saramago, Nobel de Literatura, de plagiar o conto "El cuento triste" no livro "As Intermitências da Morte".
O mexicano afirma que o plágio ocorreu através do agente literário português Sealtiel Alatriste. Em 1977, ele teria entregado seu conto ao agente, da editora Alfaguara. Em 2003, segundo Moreno, Saramago recebeu sua obra de Alatriste - que exercia o cargo de cônsul do México em Barcelona - e "desenvolveu o seu romance".
No blog, o escritor conta que enviou uma carta ao Nobel pedindo esclarecimentos sobre o plágio, e exibe dez exemplos de frases suas que teriam sido usadas por Saramago. Ao jornal português Diário de Notícias , Saramago afirmou: "Não li, não vi, não toquei sequer com a ponta dos dedos no conto do reclamante. Não plagiei ninguém".
Para Pilar del Río, sua esposa e presidente da Fundação José Saramago, esta é uma "história que navega pela Net e quando há falta de notícias ressurge nos jornais". "A credibilidade de Saramago dependerá sempre do receptor. O Evangelho também estava escrito e Saramago deu a sua contribuição", declarou.
Foto: Divulgação
Leia mais






