Escritor e colaborador de jornal israelense é ferido em atentado

Escritor e colaborador de jornal israelense é ferido em atentado

Atualizado em 25/09/2008 às 14:09, por Redação Portal IMPRENSA.

O escritor e professor israelense Ze'ev Sternhell, de 73 anos, sofreu um atentado em frente a sua casa, em Jerusalém, na noite da última quarta-feira (24). Por volta de 1h (horário local), uma bomba caseira explodiu quando ele saia de casa para fechar o portão. Com as pernas feridas, Sternhell foi imediatamente levado para o hospital.

Colaborador habitual do jornal Ha'aretz , o escritor é conhecido por defender a paz entre israelenses e palestinos e fazer duras críticas aos colonos de seu país. A Polícia acredita em motivos ideológicos para o ataque, provavelmente realizado por algum grupo de extrema-direita, possivelmente vinculado ao movimento dos colonos.

Uma das razões para acreditar nessa hipótese é que foram encontrados no local do atentado panfletos oferecendo mais de 200 mil euros para quem matasse membros da ONG pacifista Peace Now. A segurança em torno da casa de Yariv Oppenheimer, secretário-geral da organização, foi reforçada pelo Polícia israelense, informou a Efe.

Considerado um dos maiores especialistas do mundo em fascismo, Sternhell é professor da Universidade Hebraica de Jerusalém e recebeu neste ano o Prêmio Israel por suas pesquisas no campo das ciências políticas.

Leia mais