Escrita há mais de 1,6 mil anos, uma das cópias mais antigas da "Bíblia" estará disponível na web

Escrita há mais de 1,6 mil anos, uma das cópias mais antigas da "Bíblia" estará disponível na web

Atualizado em 22/07/2008 às 11:07, por Redação Portal IMPRENSA.

A partir da próxima quinta-feira (24), partes da Codex Sinaiticus, uma das cópias mais antigas da "Bíblia", escrita em grego há mais de 1.600 anos, e que contém o Novo Testamento mais velho e completo, estará acessível via internet, segundo informações de Ulrich Johannes Schneider, diretor da Biblioteca da Universidade de Leipzig - um dos quatro conservadores do texto antigo.

Datado aproximadamente do ano 350, o documento pode ser a cópia mais antiga conhecida da "Bíblia", junto com o Codex Vaticanus - outra versão antiga do livro sagrado - acreditam especialistas.

Na versão online do estarão disponíveis diversos livros do Velho Testamento, imagens em alta resolução do Evangelho de Marco e observações dos trabalhos feitos ao longo de séculos, num primeiro passo para a publicação digital do manuscrito na íntegra até julho próximo.

Schneider afirmou que a publicação virtual do Codex permitirá que qualquer um estude uma peça "fundamental" para os cristãos. "Acho que é fantástico que graças à tecnologia agora podemos tornar acessíveis os artefatos culturais mais antigos, aqueles que de tão preciosos não poderiam ser vistos por ninguém, numa qualidade realmente alta".

Alguns textos estarão disponíveis com traduções em inglês e alemão.

Com informações da Reuters

Leia mais