Escolha dos filmes do Festival de Veneza gera críticas da imprensa especializada

Escolha dos filmes do Festival de Veneza gera críticas da imprensa especializada

Atualizado em 02/09/2008 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

A quatro dias do encerramento da 65ª edição do Festival de Cinema de Veneza, na Itália, a imprensa especializada só tem feito críticas aos filmes da mostra - considerados pouco importantes - e à ausência de estrelas hollywoodianas.

Os altos custos para lançar um filme na cidade, uma das cidades mais caras da Europa, e a proximidade do Festival de Toronto, no Canadá, podem ser os motivos para esta edição do festival não estar agradando. As autoridades políticas italianas se mostraram preocupadas com a diminuição do público, que caiu 12% em relação ao ano passado.

Lietta Tornabuoni, crítica do jornal italiano La Stampa , declarou que "este ano está um desastre. Uma péssima coleção de filmes. Dos que vi até agora, só gostei do dos irmãos Joel e Ethan Coen". Já Paola Jacobbi, da revista Vanity Fair , escreveu que este é "um ano caótico, o festival atravessa um momento de transição, dá para sentir a crise econômica".

Para Marco Müller, diretor da mostra há cinco anos, não há crise. "Só a imprensa italiana tem sido tão crítica", declarou. Ele não acredita numa fuga de produções norte-americanas de Veneza. O festival estaria servindo como vitrine para mostrar "a transição de um presente desesperançado, triste, como a maioria dos temas tratados nos filmes".

Leia mais