Escola de GO utiliza jornais para estimular leitura e escrita de estudantes

Iniciativa refletiu em bons resultados como a melhora na leitura e interpretação

Atualizado em 12/02/2015 às 09:02, por Redação Portal IMPRENSA.

O Colégio Estadual Parque dos Buritis, de Goiânia (GO), decidiu adotar um novo método de ensino. O desenvolvimento de competências e habilidades em língua portuguesa, matemática e outras disciplinas foram inseridas em um jornal.
Crédito:Divulgação Iniciativa uso jornais para desenvolver habilidades nos estudantes
De acordo com o Portal Brasil, o projeto integra o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e foi batizado de "Jornal do Mural". A iniciativa refletiu em bons resultados na sala de aula, como a melhora na leitura, interpretação e produção de textos.
“O jornal local de maior circulação em nosso estado é fixado nas paredes das salas de aula diariamente”, explica a professora Aline Souza Camargo, responsável por coordenar o Programa Ensino Médio Inovador.
O projeto consiste em adotar a linguagem do jornal em todas as disciplinas, conforme o contexto do conteúdo curricular. Na aula de língua portuguesa, por exemplo, os professores ensinam os estudantes a ler, de maneira crítica, as manchetes e notícias do dia.
“Estimulando a leitura, temos jovens conscientes e capazes de se tornarem sujeitos de sua história e de seu aprendizado, de desenvolver a capacidade de se expressar oralmente, de conhecer direitos e deveres, de exigir mais dos órgãos competentes nos grupos sociais em que estão inseridos”, destaca a professora de história e sociologia, Divina Maria de Souza.