Erro de tradução da Folha provoca crise entre Equador e Colômbia
Erro de tradução da Folha provoca crise entre Equador e Colômbia
Erro de tradução da Folha provoca crise entre Equador e Colômbia
Na última segunda-feira (06), o jornal Folha de S.Paulo divulgou um comunicado justificando a publicação de uma informação errada em uma entrevista com Rafael Correa, presidente do Equador.
Ao conversar com uma repórter do jornal - em no dia 02 de outubro (quinta-feira) - após um dia de reuniões em Manaus com os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Evo Morales (Bolívia) e Hugo Chávez (Venezuela), o presidente equatoriano falou, entre outros assuntos, das relações com o governo da Colômbia - que, em março, invadiu o território equatoriano para atacar uma base das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Perguntado se a crise entre os dois governo estava superada, Correa respondeu que as relações estavam cortadas porque "há uma clara agressão deliberada e desleal ao território equatoriano por parte de um país que consideramos irmão, porém tem um governo [Álvaro Uribe] que não consideramos amigo".
Entretanto, houve um erro de tradução por parte da Folha , que acrescentou a palavra "não" no trecho "tem um governo [Álvaro Uribe] que não consideramos amigo". O equívoco foi anunciado na seção "Erramos" do dia seguinte (03/10): "Erramos: Mundo (2.OUT, PÁG. A16) O presidente do Equador, Rafael Correa, não afirmou, como foi publicado, que a Colômbia 'tem um governo [Álvaro Uribe] que não consideramos amigo'; disse que a Colômbia tem um governo que 'considerávamos amigo'". Segundo o jornal, houve "uma dificuldade de se entender a fala de Correa".
A retificação não impediu, no entanto, uma confusão entre os dois países. No dia 05 (domingo), o jornal publicou uma matéria intitulada "Uribe reage a Correa e cancela ida a Equador", explicando que "o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, anunciou que não irá à reunião da Comunidade Andina (CAN), no dia 14, em Guayaquil, no Equador, em reação a declarações 'ofensivas' feitas pelo presidente equatoriano, Rafael Correa, em entrevista concedida à Folha ".
Em resposta à Uribe, o governo do Equador apontou o erro de transcrição do jornal, e rebateu as críticas colombianas, afirmando que o governo do país "inventa pretextos para não ir à reunião da CAN".
Foto: Agência Brasil
Leia mais






