ERC critica restrições no acesso a jornalistas portugueses em eventos públicos do país

ERC critica restrições no acesso a jornalistas portugueses em eventos públicos do país

Atualizado em 11/12/2008 às 08:12, por Redação Portal IMPRENSA.

A Entidade Reguladora para Comunicação Social de Portugal (ERC), criticou, em comunicado expresso nesta quinta-feira (11), o impedimento ao acesso de jornalistas em eventos esportivos e locais públicos. Segundo informou a emissora local RTP, teria sido impedida à entrada da mídia portuguesa em jogos do Benfica, e em coletivas de imprensa de clubes do país.

De acordo com a imprensa local, uma das publicações que motivou a restrição dos jornalistas aos centros esportivos portugueses trazia no título: "Benfica- Administradores receberam 180 mil euros de prêmio apesar do quatro lugar na Liga". A matéria, veiculada no dia 14 de novembro pela agência Lusa, ocasionou o bloqueio de repórteres nos jogos do clube, ocorridos no estádio da Luz, em Lisboa.

No comunicado, emitido pela ERC é mencionado que "o eventual desrespeito dos deveres e rigor e isenção jornalísticos deve ser apurado com competência legal e deontológica". A Entidade ainda ressalta que no estatuto dos jornalistas do país é vetada a proibição do acesso de jornalistas em locais abertos e eventos públicos de interesse do setor comunicação social.

Leia Mais

-

-