Equipe do jornal O Dia vítima de tortura recebe Prêmio Rei da Espanha de Imprensa
Equipe do jornal O Dia vítima de tortura recebe Prêmio Rei da Espanha de Imprensa
Equipe do jornal O Dia vítima de tortura recebe Prêmio Rei da Espanha de Imprensa
Nesta quinta-feira (29), a equipe do jornal O Dia sequestrada e torturada por milícias em uma favela do Rio de Janeiro recebeu o Prêmio Rei da Espanha na categoria de Imprensa pela reportagem "Milícias - Política do terror".
A matéria explica a ação das milícias que controlam algumas favelas cariocas, supostamente para impedir a ação de traficantes de drogas. Para apurar as informações, uma repórter, um fotógrafo e um motorista do jornal ficaram por 14 dias na favela do Batan. No entanto, no dia 14 de maio de 2008, eles foram descobertos e torturados.
Em sua 26ª edição, o prêmio é entregue anualmente pela agência de notícias Efe e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci). Cada homenageado recebe US$ 50,6 mil e uma escultura de bronze do artista Joaquín Vaquero Turcios.
Alexandre Freeland, diretor de redação de O Dia , afirmou à Efe que a premiação é um "reconhecimento à coragem pessoal e à determinação profissional" dos autores da reportagem - publicada em 1º de junho de 2008.
"Os jornalistas mostraram coragem não só ao fazer a reportagem, mas também ao enfrentar a covardia da quadrilha de milicianos e ao publicar o trabalho, apesar da tortura e das ameaças para que não fizessem nenhum tipo de denúncia e não publicassem o que tinham visto nessa comunidade", declarou Freeland.
Para "proteger a integridade física", dos jornalistas, seus nomes não foram revelados pela organização do Prêmio Rei da Espanha.
Foto: Alexandre Freeland - Reprodução O Dia
Leia mais






