Equipe de TV é acusada de levar epidemia responsável pela morte de quatro índios
Equipe de TV é acusada de levar epidemia responsável pela morte de quatro índios
A produtora Cicada Films foi acusada de iniciar uma epidemia de gripe em uma tribo isolada da Amazônia peruana que teria deixado quatro índios mortos e vários outros em estado grave de saúde.
De acordo com a Fenamad, orgnização indígena regional, dois funcionários da produtora - que faziam uma pesquisa para escolher o lugar onde seria filmado um reality show para o Discovery Channel - mesmo alertados de que não poderiam, viajaram para áreas isoladas da região.
Conforme declarou a ONG Survival, que trabalha pela proteção de povos indígenas, um antropólogo americano que esteve com a equipe na tribo Matsigenka em Yomybato - local que os produtores tinham permissão para visitar - disse que os britânicos ficaram desapontados com a "ocidentalização" dos índios de lá e decidiram ignorar a proibição de contato com tribos mais isoladas na floresta.
O antropólogo Glenn Shepard afirmou, em declaração por escrito, ter comunicado a equipe de que essa decisão colocaria em risco a vida dos índios devido à falta de contato deles com doenças trazidas pelo homem branco.
Segundo informa a BBC Brasil, a produtora de origem britânica, Cicada Films, contrargumenta alegando não ter visitado as áreas protegidas e dizendo que nas tribos onde a equipe esteve já havia pessoas com sinais de doenças respiratórias.
Leia mais






