Equipe de TV belga é atacada na China enquanto fazia reportagem sobre Aids

Equipe de TV belga é atacada na China enquanto fazia reportagem sobre Aids

Atualizado em 01/12/2008 às 17:12, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma equipe da rede de televisão belga VRT foi atacada enquanto fazia reportagens sobre Aids na província de Henan, região central da China. O jornalista belga Tom Van de Weghe, um cinegrafista australiano e um assistente belga foram espancados por oito homens, segundo informações divulgadas no último sábado pelo Clube dos Correspondentes Estrangeiros da China (FCCC).

Os profissionais já estavam sendo seguidos por dois carros enquanto faziam uma reportagem sobre a doença da província de Henan, onde milhares de camponeses foram contaminados nos anos 90 depois de venderem seu sangue.

Weghe afirmou à agência de notícias AFP que o ataque ocorreu à noite. "Recebemos muitos golpes, alguns deles violentos. Eles se comportavam como animais", declarou. Apesar de fugirem para o aeroporto, a equipe teve gravações, dinheiro e objetos pessoais roubados.

Uma das fontes da VRT - que trabalha em uma ONG com projetos para doentes de Aids - foi convocado na véspera da entrevista pelas autoridades locais. De acordo com os moradores da região, os agressores foram enviados por dirigentes locais.

Para a FCCC, "este ato ilegal e brutal é uma vergonha para a província de Henan e para a China". O presidente da entidade, Jonathan Watts, afirmou que "se o governo realmente deseja um país de direito e de abertura, os culpados devem ser presos e punidos. Há provas suficientes para identificar os autores. As autoridades centrais precisam enviar uma mensagem clara aos governos locais, para que não utilizem delinqüentes para intimidar os jornalistas".

Leia mais