Equipe de jornalismo da BBC sofre ataque na Rússia; emissora pede investigação do caso

Equipe de jornalismo da emissora britânica foi agredida durante a gravação de uma reportagem no sul da Rússia. Canal cobra apuração do caso.

Atualizado em 18/09/2014 às 17:09, por Redação Portal IMPRENSA.

Uma equipe de jornalismo da British Broadcasting Corporation (BBC) foi alvo de ataques durante uma reportagem em Astrakhan, no sul da Rússia. Os repórteres investigavam relatos de que soldados russos haviam sido mortos na fronteira com a Ucrânia, que vive em conflito. A ofensiva ao trabalho dos profissionais resultou em ferimentos e materiais destruídos. Os homens não foram identificados.
Crédito:Reprodução O repórter Steve Rosenberg faz parte da equipe agredida na Rússia
Segundo RFI, a emissora afirma em comunicado que três jornalistas foram golpeados durante a abordagem dos bandidos e que sua equipe foi “violentamente agredida”. O porta-voz da rede, James Hardy, disse que cinegrafista do grupo está em tratamento médico por causa do espancamento. Após o ataque, eles foram levados para uma delegacia, onde teriam sido interrogados por quatro horas.
“Depois, eles perceberam que os cartões de memória dos equipamentos de gravação foram apagados”, destaca a emissora, que ressalta que a destruição do material e das gravações denotam uma “clara tentativa premeditada de impedir os jornalistas credenciados de fazer uma reportagem”.
Em decorrência do ataque, a BBC fez uma reclamação formal à Rússia. Conforme informa a Folha de S.Paulo , o grupo de mídia britânico pede para que o país condene o ato e investigue o caso. O correspondente Steve Rosenberg estava em Astrakhan para entrevistar a irmã de um soldado que morreu em exercícios militares na fronteira com a Ucrânia. Ele investigaria a denúncia do envio de soldados russos para lutar ao lado dos separatistas do país vizinho.
As autoridades locais afirma que o ataque aos jornalistas está sendo apurado. A acusação de que Moscou colabora com os rebeldes são veementemente negadas pelos líderes do governo russo.
Acompanhando o caso de perto, a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) ressalta que há “uma clara intimidação da imprensa independente na Rússia”. “Nós assistimos a uma clara intimidação da imprensa independente na Rússia”, afirma a representante da entidade para as questões de liberdade de imprensa, Dunja Mijatovic. Para ela, ataques são “totalmente inaceitáveis”.
Assista ao .