Equipe da Folha tem equipamento apreendido durante cobertura de férias de Lula

Equipe da Folha tem equipamento apreendido durante cobertura de férias de Lula

Atualizado em 06/01/2011 às 08:01, por Redação Portal IMPRENSA.

Equipe da Folha tem equipamento apreendido durante cobertura de férias de Lula

Na última quarta-feira (05), repórteres do jornal Folha de S.Paulo , que realizavam a cobertura das férias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Guarujá (SP), foram abordados por um barco com homens a serviço da Presidência e tiveram seus equipamentos apreendidos. A justificativa dada por um dos seguranças, que se apresentou como agente Mizael, é a de que os jornalistas teriam invadido área militar.

De acordo com a Folha , o repórter Fernando Gallo e o repórter-fotográfico Moacyr Lopes Junior tiveram equipamento fotográfico e celular apreendidos. Os jornalistas haviam alugado um barco e tiraram fotos do local à distância e em mar aberto. Após terem sido abordados pelos seguranças, os profissionais foram escoltados por uma lancha da Capitania dos Portos.

Um oficial da Marinha havia alegado que a habilitação do condutor do barco usado pela equipe da Folha estava vencida. Segundo a publicação paulista, o agente Mizael teria dito que "o chefe" não gostava de ser incomodado, e que poderia "complicar a vida" dos repórteres em futuras coberturas.

Quando os jornalistas tentaram retirar o equipamento apreendido - levado pelos seguranças para o Forte dos Andradas -, o repórter-fotográfico alegou que sua mochila estava molhada. Por sua vez, a Marinha manteve o material retido. O Departamento Jurídico da Folha considerou arbitrária a atitude do Serviço de Segurança da Presidência na última quarta, e que houve "uma afronta à liberdade de imprensa".

A assessoria do Palácio do Planalto informou ao Portal IMPRENSA que o petista, na condição de ex-líder do país, tem direito a uma equipe de segurança para acompanhá-lo. A reportagem tenta contato com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI) para falar sobre o caso.

O ex-presidente passa férias no litoral paulista desde a última terça-feira (04), junto com sua família. De acordo com a Folha , o convite para que Lula ficasse no local partiu do ministro da Defesa Nelson Jobim.

Leia mais

-
-
-